POSTADO EM 05 ago 2023 · Notícias · Cultura

Urutaí lança Concurso de Poesia Gabriel Nascente

A Prefeitura de Urutaí, lançou, nesta quinta-feira (03), o Concurso Nacional de Poesia Gabriel Nascente. O evento de lançamento aconteceu em Goiânia, na sede da Seção Goiás da União Brasileira de Escritores e contou com presença do prefeito, Dr. Ailton Martins e do escritor e poeta goiano Gabriel Nascente.

O projeto tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita da poesia, premiando e publicando os melhores livros. O concurso é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Urutaí com a UBE-GO, Academias Goiana de Letras, Feminina de Letras, Artes de Goiás, Goianiense de Letras e Editora Kelps.

A participação de Urutaí se dá pela integração do município ao grupo de cidades goianas que cresceram em função da construção da estrada de ferro. A passagem dos trilhos atraiu numerosas famílias para trabalhar como empregados e operadores da ferrovia, fomentando e intitulando várias obras literárias.

“Sou grato por poder participar desse projeto. São mais de 60 anos vivendo a poesia e nos dá orgulho ter a nossa cidade de Urutaí dentre seus projetos. Tenho certeza que esse concurso vai valorizar muito a nossa cultura é nossa poesia. Parabéns Gabriel e todos que estiveram nesse maravilhoso evento de lançamento”, destacou o prefeito Dr. Ailton.

O homenageado

O homenageado do concurso, Gabriel José Nascente, é goianiense, nascido no dia 23 de janeiro de 1950. Jornalista, morou em São Paulo, apadrinhado pelo poeta Menotti Del Picchia. Presidiu o Conselho Municipal de Cultura de Goiânia. Em setembro de 1978, a Academia Paraibana de Poesia lhe outorgou o título de “O Embaixador da Poesia Brasileira”.

Conquistou, em 1996, um dos prêmios mais cobiçados de todo país, o “Cruz e Sousa de Literatura”, de Santa Catarina, com o livro de poemas “A lira da lida”; e outras premiações de âmbito nacional. Seu nome figura hoje em diversas antologias da poesia brasileira, inclusive em edição bilíngue.

#AiltonMartins #Urutaí #Cultura #Concurso #Poesia #GabrielNascente #CâmaradeVereadores