POSTADO EM 16 out 2021 · Educação · Saúde · Ação Social

Outubro Rosa – Mês de conscientização sobre o câncer de mama

Intitulado de “Outubro Rosa” o movimento ocorrido no décimo mês do ano visa compartilhar informações e conscientização sobre o controle do câncer de mama, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.

Neste sentido, a Prefeitura Municipal de Urutaí, através da Secretaria Municipal de Saúde, está preparando um evento dedicado à saúde da mulher, com foco na detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero.O evento contará com a participação de diversos profissionais de saúde, tais como nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta, além da equipe multiprofissional de apoio técnico.

Na oportunidade serão disponibilizados à população:

• Exame preventivo de colo de útero (citopatológico);
• Exame físico da mama;
• Teste de glicemia e;
• 25 vagas para consulta com a médica ginecologista.

Para ter acesso aos procedimentos disponibilizados é necessário que as pacientes procurarem a ESF (Estratégia de Saúde da Família) de Urutaí munidos dos documentos pessoais, Cartão Família e Cartão do SUS.

Além do evento em questão, a Secretaria Municipal de Saúde, através da ESF, no decorrer de todo o ano de 2021 vem organizando diversas ações enfatizando atividades que facilitem o acesso das mulheres aos exames de avaliação da mama, como mamografias, coleta de material citopatológico e, principalmente, ampliando o atendimento de ginecologia, medida essa que visa prevenir doenças relacionadas a saúde da mulher.

O evento será realizado na próxima terça-feira, dia 26 de outubro, das 8h às 16h, na ESF localizada na Unidade Básica de Saúde “Dr. Mário Cândido Ribeiro”. Ressaltamos que, como há necessidade de seguir os protocolos de segurança frente ao enfrentamento da COVID-19, todos as ações ocorrerão de maneira a manter o distanciamento social e o uso de máscaras de proteção facial.

#PrefeituradeUrutaí #Saúde #Conscientização #CâncerdeMama