POSTADO EM 11 nov 2021 · Saúde · Ação Social

Mês de conscientização sobre o câncer de próstata

Neste mês de novembro a Prefeitura Municipal de Urutaí faz um chamamento ao público masculino para cuidar mais de si, promovendo ações através da Secretaria Municipal de Saúde que trazem como lema da Campanha Novembro Azul “Nossa luta é contra o câncer! Mais prevenção, menos preconceito!”

Esta campanha, além de fazer referência aos cuidados com a saúde, de forma geral, aborda a prevenção ao câncer mais comum entre os homens, ou seja, o câncer de próstata.

Neste ano de 2021 o evento do dia “D” da campanha será realizado na terça-feira, 23 de novembro, das 8h às 16h, na ESF (Estratégia de Saúde da Família) localizada na Unidade Básica de Saúde Dr. Mário Cândido Ribeiro e contará com a participação de uma equipe multiprofissional que realizará ações para reforçar com o público masculino a importância dos bons hábitos de saúde e frear o preconceito em relação aos exames do diagnóstico precoce da doença.

Na oportunidade, serão disponibilizados à população:

• Aferição de pressão arterial
• Teste de glicemia
• Ultrassonografia da próstata
• Exame de sangue (PSA)
• Eletrocardiograma
• Fisioterapia e saúde do homem
• Avaliação nutricional
• Consulta médica
• Roda de conversa sobre os aspectos psicológicos da saúde do homem

Para ter acesso aos procedimentos disponibilizados é necessário que os pacientes procurarem a ESF do município munidos dos documentos pessoais, Cartão Família e Cartão do SUS.

Além do evento em questão a Secretaria Municipal de Saúde, através da ESF, entre os dias 29/11 e 02/12/2021, estará promovendo a “Semana de Saúde no Campo”, com diversas ações voltadas à promoção da saúde feminina e masculina.

Ressaltamos que, como há necessidade de seguir os protocolos de segurança frente ao enfrentamento da COVID-19, todas as ações serão desenvolvidas mediante a adoção de cuidados como o respeito ao distanciamento social e à obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial.

Campanha Novembro Azul! Mais prevenção, menos preconceito!

#PrefeituradeUrutaí #Saúde #Homem #NossaLutaéContraoCâncer
#MaisPrevenção #MenosPreconceito